é um tipo especifico de trabalho de marketing que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores.

Segundo Arthur D. Little, "trata-se de uma das novas
estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma
mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento
exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus
reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para
levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".
Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o
mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às
propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas
empresas sempre aumentando?
O buzz marketing profissionalizou-se exatamente para atender
a esta nova demanda. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje
já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing.
Diversas
empresas já são consideradas cases de sucesso em campanhas de buzz marketing
como, por exemplo, a Puma AG, Nike, Post-it, Red Bull, o grupo português de
música Blind Zero, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm, Harry
Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess?, Ford,
Nokia, Apple Inc., AirWalk, 3M, dentre muitas outras.
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