Devemos ter ou não um plano de marketing exclusivo para a internet?!?!?
Ao longo da aula de hoje vamos explorar esta necessidade... fica aqui para já uma opinião educada!!
Em tempos de retracção de mercados, as empresas precisam de encontrar novas formas para desenvolver os seus negócios, idealmente com a captação simultânea de maiores volumes de negócio acrescidos de redução de custos. Como é natural, esta combinação é duplamente interessante e difícil de atingir.
O "blended marketing" surge, neste contexto, como um valioso contributo para prossecução de tal desiderato organizacional.
O termo "blended marketing" não faz (ainda!) parte do jargão dos gestores, embora seja expectável que dentro de algumas semanas os benefícios desta abordagem possam tornar-se mais conhecidos dos gestores portugueses.
Uma abordagem de "marketing blended" corresponde à integração e à fusão - tanto quanto possível, harmoniosa - entre o marketing "tradicional" e o digital, com o objectivo de uma mais eficaz fidelização dos actuais públicos e uma melhor captação de novos "targets".
Actualmente é já incontornável uma clara tendência para os utilizadores do ciberespaço criarem e disseminarem na rede conteúdos diversos, em plataformas digitais de que são notórios exemplos as redes sociais ou sites como o YouTube, corporizando, de resto, as profecias de há uma década, em que já se falava do potencial poder de comunicação dos consumidores, sem que, contudo, se dispusesse de novas ferramentas tecnológicas para além do correio electrónico.
É, pois, num contexto de inegável evolução tecnológica que as empresas precisam de aproveitar o enorme potencial de ubiquidade e de mobilidade da comunicação, por forma a poderem marcar presença onde efectivamente estão os seus públicos-alvo. Este caminho é, no entanto, completamente novo para a esmagadora maioria das organizações, inclusivamente para a maioria das empresas multinacionais.
Quando bem concebido e implementado de forma integrada, o "blended marketing" permitirá atingir novos clientes e fidelizar mais eficazmente os actuais, tanto numa óptica B2C como B2B, com retornos mais interessantes e investimentos mais reduzidos.
Para as empresas portuguesas que procuram novos mercados internacionais, esta abordagem apresenta um interesse acrescido, já que facilita o desenvolvimento da internacionalização nesses mercados.
O "blended marketing" surge, neste contexto, como um valioso contributo para prossecução de tal desiderato organizacional.
O termo "blended marketing" não faz (ainda!) parte do jargão dos gestores, embora seja expectável que dentro de algumas semanas os benefícios desta abordagem possam tornar-se mais conhecidos dos gestores portugueses.
Uma abordagem de "marketing blended" corresponde à integração e à fusão - tanto quanto possível, harmoniosa - entre o marketing "tradicional" e o digital, com o objectivo de uma mais eficaz fidelização dos actuais públicos e uma melhor captação de novos "targets".
Actualmente é já incontornável uma clara tendência para os utilizadores do ciberespaço criarem e disseminarem na rede conteúdos diversos, em plataformas digitais de que são notórios exemplos as redes sociais ou sites como o YouTube, corporizando, de resto, as profecias de há uma década, em que já se falava do potencial poder de comunicação dos consumidores, sem que, contudo, se dispusesse de novas ferramentas tecnológicas para além do correio electrónico.
É, pois, num contexto de inegável evolução tecnológica que as empresas precisam de aproveitar o enorme potencial de ubiquidade e de mobilidade da comunicação, por forma a poderem marcar presença onde efectivamente estão os seus públicos-alvo. Este caminho é, no entanto, completamente novo para a esmagadora maioria das organizações, inclusivamente para a maioria das empresas multinacionais.
Quando bem concebido e implementado de forma integrada, o "blended marketing" permitirá atingir novos clientes e fidelizar mais eficazmente os actuais, tanto numa óptica B2C como B2B, com retornos mais interessantes e investimentos mais reduzidos.
Para as empresas portuguesas que procuram novos mercados internacionais, esta abordagem apresenta um interesse acrescido, já que facilita o desenvolvimento da internacionalização nesses mercados.
Neste sentido devemos tomar em atenção os 5 S's do Marketing Digital:
Smith e Chaffey (2001) sugerem que há cinco amplos benefícios, razões e objectivos de e-marketing. Este quadro é útil uma vez que apresenta uma ampla gama de objetivos. Os comerciantes decidirão se todas ou apenas algumas irá conduzir o e-marketing:
• Sell - aumentar as vendas (através de uma distribuição mais ampla de clientes que você não pode atender offline ou talvez através de uma gama mais ampla de produtos do que na loja, ou melhores preços)
• Serve - Agregar valor (dar aos clientes benefícios extras online: ou informar desenvolvimento de produto através do diálogo online e feedback)
• Speak - Aproxime-se de clientes, acompanhando-os, fazendo-lhes perguntas, a realização de entrevistas on-line, criando um diálogo, monitorar salas de chat, aprender sobre eles
• Save - Salvar os custos - de serviço, operações de venda e administração de impressão e postagem. Pode reduzir os custos de transação e, portanto, quer fazer vendas on-line mais rentável? Ou use custo poupança para que você possa reduzir os preços, o que poderia lhe permitem gerar uma maior quota de mercado?
• Sizzle - Alargar a marca on-line. Reforçar os valores da marca em um meio totalmente novo. As pontuações da Web muito como um meio para criar conscientização de marca, reconhecimento e participação.
• Serve - Agregar valor (dar aos clientes benefícios extras online: ou informar desenvolvimento de produto através do diálogo online e feedback)
• Speak - Aproxime-se de clientes, acompanhando-os, fazendo-lhes perguntas, a realização de entrevistas on-line, criando um diálogo, monitorar salas de chat, aprender sobre eles
• Save - Salvar os custos - de serviço, operações de venda e administração de impressão e postagem. Pode reduzir os custos de transação e, portanto, quer fazer vendas on-line mais rentável? Ou use custo poupança para que você possa reduzir os preços, o que poderia lhe permitem gerar uma maior quota de mercado?
• Sizzle - Alargar a marca on-line. Reforçar os valores da marca em um meio totalmente novo. As pontuações da Web muito como um meio para criar conscientização de marca, reconhecimento e participação.
Assim, e de forma gratuíta e muito intuitiva, deixamos aqui a nossa sugestão para o envio de e-mail em massa:
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